quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Curtindo a Vida Adoidado (Super Bowl 2012)

New York Giants lidera a partida. New England Patriots corre atrás do prejuízo. Tom Brady - marido de Gisele Bündchen - se empenha, mas está difícil para ele. Time out. O treinador chama e os jogadores saem de campo. Intervalo comercial. Levanto para ir ao banheiro. “Sit down!” grita o cara ao lado. Ok. O jogo recomeça. Mais alguns minutos e fim do primeiro tempo. Agora é minha deixa, penso comigo mesmo. Ameaço esticar as pernas e sou recebido com um estridente “Don’t move!”. Deus do céu, nunca imaginei que americanos fossem tão apaixonados por comerciais.

Não, assim como funciona para a maioria dos brasileiros, comercial é pretexto certo para atacar a geladeira ou xeretar o celular. Mas durante o Super Bowl as coisas mudam. E muito. Muito mesmo.

O Super Bowl – final do campeonato de futebol americano – é o evento televisivo mais assistido nos Estados Unidos. O deste ano quebrou o novo recorde com uma audiência de mais de 111 milhões e 300 mil pessoas, segundo estimativas da  empresa de pesquisa de mercado Nielsen Corporation. Pelo menos um em cada três americanos acompanharam o jogo.

De olho nesta audiência fantástica, empresas chegam a pagar mais de 3 milhões e meio de dólares por um anúncio de 30 segundos. Os comerciais são verdadeiras mega-produções ricas em criatividade, senso de humor e forte apelo emocional. Neste ano, chamo atenção para um em especial: o do novo Honda CR-V que deve chegar no mercado brasileiro em março.

O comercial faz uma releitura do filme clássico dos anos 80 “Curtindo a Vida Adoidado”. Desta vez, Matthew Broderick interpreta a si mesmo em um dia em que o ator resolve faltar a uma importante gravação para sair por aí e curtir o melhor que a vida tem a lhe oferecer. A propaganda faz várias menções ao filme original. Algumas são óbvias, outras mais sutis. Segundo a Honda, há pelo menos mais de 24 cenas que podem ser associadas ao longa.

Para a geração que cresceu assistindo à “Sessão da Tarde”, fica aqui o vídeo com sabor de nostalgia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário