segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A Difícil Arte de Encontrar Onde Morar em Nova York


Desde que cheguei em Nova York tive a oportunidade de colecionar mais de 10 zip codes e uma lista de roommates com maior diversidade cultural que o Conselho de Segurança das Nações Unidas. Dividi o mesmo teto com mexicanos, russos, alemães, japoneses, espanhóis, italianos, turcos e, claro, americanos. Sem contar um tímido coreano, Min-Young Kim, que não aguentou a distância da família e voltou para Daejeon quatro dias após desembarcar na Big Apple. Kim nem chegou a desfazer as malas por completo.

O aluguel em Nova York é reconhecidamente abusivo e é isto que impulsiona pessoas, muitas vezes sem afinidade alguma, a vencerem as diferenças e toparem o desafio de compartilhar o mesmo apartamento. A prova de que o mercado imobiliário anda hiper-inflacionado por aqui é o crescimento do partido político The Rent Is Too Damn High (www.rentistoodamnhigh.org). Jimmy McMillan, o líder dos inquilinos furiosos, conquistou 40 mil votos na eleição para governador em 2010. Cinco anos antes, quando brigou pela prefeitura, McMillan contou com o apoio de menos de 4 mil eleitores.

O que resta a todos com limitações financeiras é arregaçar as mangas e ligar o computador. A melhor maneira de encontrar um teto, ou um quarto para alugar, é no site de classificados Craigslist (www.craigslist.org/about/sites). O website é gratuito, não exige cadastro e coloca futuros inquilinos e proprietários em contato direto. Simples assim? Não, nem tanto.

Antes de iniciar a pesquisa é preciso ter em mente que nova iorquinos são, por natureza, excêntricos e diretos. E o Craigslist parece ter um dom cibernético sem igual para atrair e agrupar os tipos mais exóticos em um mesmo lugar. Navegar pelo website requer paciência, ousadia e uma boa dose de senso de humor.  Abaixo, relato alguns dos anúncios mais “interessantes” que encontrei como resultado de uma pesquisa básica por um quarto na faixa de 500 a 1000 dólares mensais na ilha de Manhattan. Para melhor compreensão, mantenho o trecho do texto que me chamou atenção em negrito e inglês, seguido pelo link direto para a página do mesmo e alguma observação minha.


***

Prefer gay men only as we are living in close quarters...

Além das suspeitas reticências, o proprietário deixa também traços do próprio perfil aos possíveis interessados:

serious only
good looking dude here
masculine
mid 20s
sane
artist type
am negotiable on rent


***

(NOTE: the landlord only speaks Chinese).
Este pode ser um grande problema caso seu aquecedor deixe de funcionar, ou algum cano estoure (coisas que acontecem com certa frequência).


***

what type of vegetable you would be and why...seriously : )
Por algum motivo, o dono deste classificado acredita que a resposta para a enigmática pergunta pode ajudá-lo a escolher a pessoa, ou vegetal, mais apropriado para ser seu futuro roommate.


***

No cats -- small dogs, guinea pigs or parrots, ok.
Nada de gatos! No entanto, cachorros, hamsters e papagaios são permitidos. Dá o pé, louro!


***

$700 Nudist male seeks nudist female to share 2br. Gay friendly please
Fico na dúvida se o rapaz pró-naturalismo é de fato homossexual.


***

RUSSIAN MODELS WELCOME
Este eu sei que não é homossexual.


***

STRICTLY KOSHER kitchen
Feijoada e caipirinha não entram nesta cozinha. 

Um comentário:

  1. Passei algo bem assim quando morei em Londres por um ano. Tempo bom esse!!!

    Muito bom o texto.

    Johnny

    ResponderExcluir